sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Entendendo o deserto através de uma visão de REINO...



Palavra ministrada hoje no retiro, baseada em um estudo do Dr Juan Ballistreri

Estamos falando esses dias sobre destino profético,sobre chamado ministerial e eu quero te apresentar nesse dia um local por onde você terá que passar para atingir seu destino DESERTO, mas não quero que você entenda o deserto pela visão religiosa, quero te explicar a respeito de deserto dentro de uma visão apostólica.

Deuteronômio 29

1 São estas as palavras da aliança que o SENHOR ordenou a Moisés fizesse com os filhos de Israel na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe.

2 Chamou Moisés a todo o Israel e disse-lhe: Tendes visto tudo quanto o SENHOR fez na terra do Egito, perante vós, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;
3 as grandes provas que os vossos olhos viram, os sinais e grandes maravilhas;
4 porém o SENHOR não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.
5 Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália.
6 Pão não comestes e não bebestes vinho nem bebida forte, para que soubésseis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.
7 Quando viestes a este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, nos saíram ao encontro, à peleja, e nós os ferimos;
8 tomamos-lhes a terra e a demos por herança aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo dos manassitas.
9 Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes

Quantas vezes nós questionamos a Deus com perguntas do tipo: Por que demora tanto?
Ou Deus eu não aguento mais!
Eu não quero nunca mais passar por deserto na minha vida!!

Muitas vezes usamos expressões prontas, frases feitas que surgiram de forma religiosa por desconhecermos o agir de Deus.

Números 33

1 Eis as etapas que fizeram os israelitas desde a sua partida do Egito em tropas organizadas sob as ordens de Moisés e Aarão.

2 Moisés, por ordem do Senhor, tomou nota de suas marchas por etapas. São as seguintes essas marchas em etapas.

Quando lemos esse trecho da escritura nós percebemos que Deus preparou uma estratégia política, um plano de estado preparando Israel para reinar.Cada passo cada deserto tinha um propósito especifico e foram 12 desde o Egito até Canaã. Um processo de amadurecimento para dominar o mundo da época, e não para conquistas pessoais!!A grande maioria por não entender isso tiveram que dar lugar a uma nove geração que foi capaz de transicionar.

A grande dificuldade que nós temos como Cristãos é de individualizar as escrituras.Os judeus não atuam assim, tampouco os muçulmanos, mas nós fazemos do evangelho uma plano de conquista/ realização pessoal.Teu chamado ministerial, Teu destino profético não é algo pessoal, faz parte de um projeto de Reino.

Os desertos na Bíblia na verdade estão associados a um treinamento Real e não um lugar de lamentação e de cabeça dura!!Todo treinamento aperfeiçoa(esporte).Depois de um tempo de dedicação a treinos somos capazes de realizar coisa que já mais imaginávamos!!!E a bíblia nos fala que Ele deu uns para profetas outros... visando o aperfeiçoamento dos santos.Os ministérios são como uma equipe de preparação:treinador, fisiologista,nutricionista,técnico,etc... que te levarão a romper limites e alcançar objetivos.

Você sabe o que faz um príncipe quando seus pais reinam?

O príncipe Guillermo da Inglaterra , teve um treinamento de 18 meses como piloto pra servir no Afeganistão na equipe de resgate.Henrico o irmão mais novo serviu por 10 meses no Afeganistão. O filho mais novo da princesa Diana liderou um agrupamento de 12 homens no Iraque.

Você acha que esses jovens estão fazendo isso por acaso! Não se forma um Rei dentro do Palácio, não se forma um Homem de governo que não saiba lidar com conflitos. Não se sabe com exatidão o que é um deserto até que Deus nos permita passar por ele...

Cantares 8

5 Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.

Isto nos ensina que como Igreja que quer chegar a ser esposa do Cordeiro precisamos passar pelos desertos(FILME 300).

Porém passar pelos desertos sem entendimento pode trazer morte

2 Samuel 6

1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, {em número} de trinta mil.

2 E levantou-se Davi e partiu com todo o povo que {tinha} consigo de Gibeá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta {entre} os querubins.

3 E puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que {está} em Geba; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.

4 E, levando-o da casa de Abinadabe, que {está} em Geba, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.

5 E Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de {instrumentos de} madeira de faia, com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.

6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a {mão} à arca de Deus e segurou-a, porque os bois {a} deixavam pender.

7 Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

A arca estava em Gibea- monte

Uzá – força do braço

Precisamos nos arrepender por tantas vezes em nossa vidas que cheios de boa intenção fazemos as coisas do jeito que nos agrada, do jeito que agrada aos outros , mas não consultamos a Deus pra saber sua vontade

1 Crônicas 15:2

Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente.

Da mesma forma vemos muitos Homens de Deus como Abraão, Moisés,Josué, Elias e o próprio Jesus passarem pelo deserto para serem preparados, capacitados, para cumprirem um propósito.

O deserto é necessário porque assim como o povo de Israel, nós também estamos deixando o Egito e precisamos ser limpos , nos esvaziar de uma cultura para recebermos uma cultura de Governo,uma mentalidade de Reino!

E tem algo interessante no deserto, que podemos observar no texto que lemos em Deut 29, 5,6,7

Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália.

Pão não comestes e não bebestes vinho nem bebida forte, para que soubésseis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Quando viestes a este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, nos saíram ao encontro, à peleja, e nós os ferimos;

Deus se inclui na história dizendo Eu estava com vocês,Saiba que no meio do deserto ainda que você não perceba Deus está contigo, guerreando conosco e nos observando no treinamento.

O deserto é um processo apostólico, pois nós não caímos de para quedas em um deserto, somos enviados a ele, .E com um propósito de estabelecer fundamentos sólidos para o governo.ENTENDA ISSO pois você não se sentirá abandonado, fragilizado ou achando que obra do diabo, qdo passar por um...

Como eu falei no inicio o povo de Israel passou por 12 até atingir a Terra prometida, hoje eu quero me deter em 3:

1- Sucot

Ex 12

37 Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças.

“ o despojo através do bezerro de ouro”

O despojar do Eu.

Assim como os Israelitas , saíram com despojo do Egito e em Sucot Deus tirou isso deles,nós também as vezes carregamos coisa do Egito e em Sucot é o local onde Deus arranca isso de nós é o lugar onde definimos quem reina: Deus ou mamon, onde aprendemos a fidelidade inclusive financeira , onde rompemos com frases como:

Me orgulho do que eu conquistei

Trabalhei muito pra ter o que eu tenho hoje

Isso eu conquistei com meu esforço

Quando falamos frase como essas estamos dizendo que conquistamos as coisas a maneira do Egito, através da independência de Deus

Quando vencermos Sucot, as áreas do eu, do material, estaremos mais preparados para sermos usados por Deus.

Temos que sair de Sucot dizendo como Paulo, não mais vivo eu mais Cristo vive em mim...

2- Etã - adoração

Ex 13:

20 Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

Juízes 15:8

8 E feriu-os com grande carnificina; e desceu e habitou na fenda da rocha de Etã

Nesta passagem Sansão após lutar com os filisteus(figura da carne) se refugiou na fenda da Rocha em Etã.

Toda luta, todo esforço, toda batalha que passamos pode produzir, cansaço, desânimo e fadiga espiritual é por isso que Deus quer que aprendamos a nos refugiar NELE através da adoração.

Como aprendemos a adoração é um ato de serviço, de humilhação de se prostrar diante de Deus reconhecendo sua soberania e expressando gratidão.

Para aprender a adorar a Deus precisamos passar por Etã, o lugar das lágrimas solitárias, o lugar onde somente você e Ele se encontram, o lugar onde se vence a carne e passamos a experimentar através da adoração intimidade com o Espírito Santo.

3- Nós poderíamos falar sobre muitos outros desertos mas eu gostaria de comentar apenas mais um hoje:

Êxodo:

27 Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas.

ELIM-

Em Elim haviam 12 fontes, na Bíblia o número 12 fala de governo, 12 apóstolos,12 meses, 12 tribos,etc...

O plano de Deus ao nos colocar em Elim é nos colocar no seu regime de governo:

Democracia:regime político em que o povo exerce soberania política em si e para si.

Teocracia:regime em que a autoridade, o domínio , o poder e o governo emanam diretamente de Deus.

Muitas igrejas, ministérios, congregações são administradas através de um regime democrático, onde o povo exerce poder através do voto, através de conselhos, através de assembléias,etc... Nesse deserto Deus nos leva pra estabelecer seu modelo de governo e arrancar de nossa mentes a cultura democrática, porque a voz do povo não é a voz de Deus!!Somos levados a entender a necessidade de um líder, de uma autoridade.

Nessa mesma passagem ou seja nesse mesmo deserto fala de setenta palmeiras.

70 Palmeiras significam:

Palmeiras são símbolos de pessoas, qdo falamos dos 70 nos lembramos daqueles 70 discípulos de Jesus.70 jovens que experimentaram servir a Cristo dando a ELE o elhor de suas vidas que aprenderam o que é

acampar entre as fontes isso significa que quando estamos sendo aperfeiçoados por Deus em meio as provas devemos acampar junto as doze fontes ou seja, permanecer sendo abastecidos pela Fonte das águas vivas, ser constantes(visão da montanha russa)

É fundamental que você entenda o agir de Deus através de uma mudança de mentalidade e não através de frase religiosa que nos mostram uma verdade distorcida que não consegue mostrar a precisão de Deus em nos preparar.

Pode ter certeza que você passará por situações como essas em sua vida para lapidar seu caráter, mas entenda que esses estágios em suas vidas são de passagem, pois se o teu tempo de deserto não muda, seu o desrto permanece o mesmo é sinal da sua incapacidade em aprender o que Deus tem te ensinado.

Postado por Cristiano Ladeira Miranda

2 comentários:

kilder disse...

olá, muito legal o blog, bacana ver a palavra de Deus no meio da blogosfera! Deus abençoe a todos...

Gabi Miranda disse...

Oi Willians
Obrigada por ensinar a fazer o blog...
...ja postei coisa nova!!! to conseguindo fuxicar lá..rsrsrss

Beijos té mais..Fica com Deus

Postar um comentário