segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ética: Chave para o sucesso !


Ética :chave para o sucesso
Para começar a falar de ética preciso como bom apóstolo começar pelos fundamentos! Afinal de contas qual a definição de ética?
Pelo Aurélio é a ciência da Moral??? E o que é Moral?Bom vamos tentar explicar de forma mais objetiva:
Ética e moral são palavras que usamos todos os dias muitas vezes sem saber seus significados.
Moral é tudo aquilo que se refere à norma da vida em sociedade, aos costumes e formas de resolver problemas do cotidiano. Dentro das atribuições da moral cabe o código de vestimenta, a língua falada, escrita e culta, e o desempenho adequado do papel social a que nos prestamos. Características da Moral:Temporal;Local;cultural.Temporal significa que a moral tem prazo de validade. O que era moralmente aceito cem anos atrás não é necessariamente moralmente aceito hoje.Local significa que a moral respeita fronteiras geográficas. O que é moralmente aceito num país é motivo de desonra e morte em outro.Normativa-cultural porque a Moral designa a maneira das pessoas resolverem suas coisas: suas leis, sua cultura, sua língua, seus hábitos alimentares, enfim, tudo o que rege a convivência.Se tiver a ver com norma, lei , ou conduta social esperada é moral.
Ética? É tudo aquilo que se refere à minha relação com o outro. Tem a ver com a minha preocupação com o outro. É todo o cuidado que eu tenho com o outro, num estado de alteridade de não-eu, que não está expresso em nenhuma lei ou norma. Características:Atemporal;Universal;Modifica a normativa-cultural.Atemporal significa que a ética não tem prazo de validade. O que era eticamente aceito cem atrás continuará necessariamente eticamente aceito hoje. A minha preocupação com o próximo continua a mesma.Universal significa que a ética não respeita fronteiras geográficas. O que é ética num país é ética em outro.Modifica a normativa-cultural: Talvez o maior poder da ética seja a sua capacidade de modificar a normativa cultural da moral.Assim se tiver a ver com a maneia como eu lido com os outros, sem, no entanto, estabelecer-se em leis escritas ou normas é ética.Exemplo prático:Na primeira olimpíada da era moderna em Atenas 1986, a esgrima não possuía os sensores na ponta dos floretes os juízes tinham que ficar de olho e definir se houvesse ou não o toque.na disputa final um dos competidores para arranca a máscara e admite haver sido tocado! Acabava de perder sua medalha de ouro! Se ficasse quieto estava amparado moralmente pelas regras da competição, porém sua atitude ética o levou a assumir aquela situação mesmo gerando prejuízo a ele, mas não ao próximo.Exemplos como esse podem ser usados com o Guga que sempre corrigiu os juízes em pontos marcados de forma equivocada a seu favor e tantos mais porém eu gostaria de ir mais fundo nesse conceito.A base ética para o cristão é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele cumpriu a justiça divina, decorrente disso, somos chamados a imitá-lo, primordialmente, no amor, pois é no “ágape”, o ápice do amor cristão, que a ética cristã se realiza, pois Deus amou o mundo (Jo. 3.16), nós, do mesmo modo, devemos amar aos nossos irmãos (I Jo. 3.16), até mesmo os nossos inimigos (Mt. 5.44; Lc. 6.35).A ÉTICA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA
O pós-modernismo pode ser compreendido como o período posterior à modernidade que teria se iniciado após os anos 50, com o final da 2ª Guerra Mundial, que é também marcado pelas novas tecnologias, pela expansão da urbanização e pela proliferação das informações e tecnologias. Para o movimento pós-moderno, não faz mais sentido falar num Deus pessoal, e muito menos, numa verdade universal e absoluta.Para a pós-modernidade não existem absolutos, portanto, buscar uma verdade ou um valor moral universal seria perder tempo. Daí, a propensão ao relativismo que pode ser definido como a negação de quaisquer padrões ou absolutos, especialmente, em relação à Ética (o que seja certo ou errado). Um texto bíblico que ilustra bem essa tendência encontra-se em Jz. 21.25. Aos colossenses, Paulo escreveu: “tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl. 2.8).
Ou seja podemos concluir que se a ética constitui parte do pensamento humano ,que leva o Homem a analisar a influência de suas ações diante das pessoas e o meio, é extremamente necessário um referencial como fundamentação a esse pensamento. Deus sabendo disso confiou a Jesus o referencial perfeito como já vimos porém coube ao Homem transmitir esse referencial as outras gerações através da PATERNIDADE. Uma sociedade com ausência da figura paterna torna o assunto ÈTICA subjetivo e manipulável.
É evidente que para alcançarmos sucesso precisamos de um referencial ético que norteie nossas ações.Pesquisando sobre as definições de sucesso encontrei uma interessante:SUCESSO:atender ao conjunto completo de todos os requisitos e limitações mantidos como expectativas do projeto pelos que estão no comando
Com isso eu te pergunto: Quem está no comando da sua vida?Qual a expectativa DELE sobre você?Para a criança , o comando e as expectativas são primeiramente relacionadas a família(paternidade), por isso posso afirmar, que o sucesso dentro da ótica DIVINA tem muito mais responsabilidade dos pais que dos próprios filhos!!!!"Como flechas na mão do guerreiro,assim são os filhos..".Salmo 127.4A alegria de qualquer Pai é ver o sucesso do filho.Porém esse versículo nos apresenta uma verdade TREMENDA, o sucesso dos nossos filhos depende de nós PAIS!!Nós somos responsáveis por lançá-los ao alvo, nos somos responsáveis por transmitir a eles o referencial de ética(Cristo), nós somos responsáveis por estabelecer alvos, impor limites,etc...Nós somos a base de lançamento ,quanto mais alta essa base mais longe eles irão.Se queremos transformar uma sociedade, se queremos gerar gerações éticas, precisamos investir na base de lançamento, nas famílias!!

Ministrado por Cristiano Ladeira Miranda

0 comentários:

Postar um comentário